O mundo em suas mãos
Angra dos Reis - RJ
Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, é muito mais que uma cidade. É um arquipélago de 365 ilhas. Na parte continental, estão os grandes hotéis, cheios de atividades e até com opções de hospedagem all inclusive.
Mesmo que sua hospedagem seja na parte continental, não deixe de visitar a ilha mais famosa de Angra dos Reis, a Ilha Grande. Ela fica a apenas 1h30 de barco do centro de Angra dos Reis. São oferecidos diversos passeios de um dia para conhecê-la, o mais procurado é o “meia volta na ilha”.
Esse roteiro inclui sempre a Lagoa Azul e a Lagoa Verde. Lembra do filme estrelado por Brooke Shields chamado “A Lagoa Azul”? Pois bem, o nome dessa praia foi originado desse clássico, já que a água é bem azulzinha, uma piscina natural com fundo arenoso e com algumas rochas ao redor. Leve seu snorkel ou alugue um, o lugar é perfeito para ver peixinhos.
A Lagoa Verde, na costa noroeste da ilha, já tem suas águas mais esverdeadas que azuladas por conta de corais de cor verde, um dos poucos locais do mundo onde são encontrados. Quando a maré está normal ou cheia, se separa de Ilha Grande; na baixa dá para ver a estreita faixa de areia que liga os dois pedaços de terra. A vida marinha na Lagoa Verde é muito rica e, como suas águas são cristalinas, é possível ver até tartarugas marinhas com um pouco de sorte.
Outra parada costumeira nesse passeio é a de Caxadaço. Ela costumava ser um esconderijo natural para barcos na época que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Por sua posição, ela esconde as embarcações de quem navega na costa. Ela tem 15 metros de extensão e é rodeada de vegetação densa. Como que por um capricho da natureza ainda deságua nela um riacho de água potável. É bem tranquila e um ótimo local para ter um bom tempo de relaxamento.
Para completar o grupo de lugares mais lindos da Ilha Grande, a Praia de Aventureiro fica em uma vila de pescadores com apenas uma centena de pessoas vivendo ali. Com 500 metros de extensão, suas areias são finas e prateadas. Apesar do mar um pouco agitado, suas águas são cristalinas e tem até piscina natural. Ela tem um símbolo famoso pela região, um coqueiro com o tronco em posição horizontal.